terça-feira, 12 de julho de 2011

Eu e o Serviço Social



  Há tanto do serviço social que eu não sei...  São coisas que não aprenderia em nenhum livro.Apenas a prática me trará este conhecimento através das ações,reações,casos,histórias que viverei e atenderei.Quero comprometer-me como cada cidadão de direito que eu atender,quero orientá-los,quero pesquisá-los,atende-los. De uma forma decente e digna a qual todo sujeito deve ser tratado.Quero vê-los buscando seus direitos exercendo seus deveres,caminhando e buscando sempre algo melhor e conhecendo e mostrando o seu valor,suas potencialidades.E verem que o mundo é muito mais do que cada um preso em seu próprio mundo não consegue ver.Não banalizarei nenhum caso, pois cada um tem uma história e cada história é diferente.Cada um sabe os reflexos que cada fato deixa em suas vidas. Anseio ser capaz de realizar estes feitos ,que para alguns não passa de cotidiano, mas para mim não passa de um sonho.

  Amo o serviço social,eu sou ele,portanto ele está em tudo o que vejo e que muitos não enchergam seja por banalização , ausência de amor no coração ou até mesmo de falta instrução.Tomara que um dia não muito longe, Deus me permita repassar esse amor á todos aqueles que precisam dele, pois um usuário muitas vezes não precisa só de um atendimento ,uma intervenção. Mas necessita sim de carinho, amor, atenção, alguém que ouça realmente sua história e principalmente se importe com ela.Tratamentos estes que por muitas vezes não receberam na vida,e que podem e fazem toda a diferença.Serviço social é amar ao próximo como se fosse ti mesmo,é dar sem pensar em receber.Ser assistente social vai além de um simbolo,uma data comemorativa,um titulo. É mais que um relatório,uma visita domiciliar,um laudo,um beneficio social,uma pericia, a elaboração de projetos. Estes são alguns meios de fazê-lo acontecer. Serviço social é compromisso. É uma vida,uma lição. Com ele você pode tranformar a vida de um ser,não há algo mais mágnifico e prazeroso,saber que você participou da contrução de novos seres. Eles levarão um pouco de você, e você ficará com muito deles. Cada usuário na minha concepção é uma árvore,que precisa ser regada,cuidada para dar bons frutos. Este é o MEU serviço social! Fundamentado no combate a exclusão social, a todas as formas de preconceito, na garantia de direitos do proletáriado, na ética, sigilo profissional, dignidade,  intervenção, ação, reflexão, prática, e regido pelo amor.
   Assim sou eu e o serviço social. Uma profissão cheia de desafios,complexos,e infelizmente não reconhecida da maneira que deveria ser. Mas o amor pra mim basta! Creio que o amor faz a diferença.Então se pôr amor em tudo o que fizer o fará bem feito e será reconhecido, e mas que isso, terá orgulho de si mesmo.Por fazer o que muitos não fazem seja lá por qual motivo for.Mas o que importa é que você fez e deu o melhor de si. #serviçosocialporummundomelhor


"Ver a vida, as pessoas, as formas... é um detalhe. Mas, Viver de bem com a vida, amando as pessoas, de todas as formas, é um detalhe que faz toda diferença!"
Sónia Tavares

Se tratar uma pessoa como um bicho,ela agirá como tal.  #pensenisso

***OBS: Serviço social não é caridade! Podem pensar que tenho uma visão utópica da profissão mas não tenho.
   Sei bem quais são seus desafios,limites, peculiaridades, dificuldades. Apenas compartilho meu sentimento em relação a profissão que escolhi exercer.Podem achar que sou sonhadora entre outros, mas sou assim e espéro continuar desta maneira!Ser diferente é bom,faz a difereça ! Pratique-a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Opine,dê dicas,sugestões.Sua participação é muito importante,afinal o Fearless é todo seu!Beijos amores.